Portugal (continuação)
Viagem
O país é pequeno e as distâncias nunca são muito longas.
Avião: a TAP Air Portugal é a companhia aérea portuguesa responsável pelos voos internacionais. Os voos internos são operados pela Portugália e SATA. Empresas como Ibéria, Air France e Lufthansa fazem voos com escalas entre São Paulo e Lisboa.
Trem: não são todas as cidades que têm estações de trem, mas as principais são bem servidas. Conforme o percurso pode ser mais lento e barato do que o ônibus. Caminhos de Ferro Portugueses é a companhia ferroviária nacional, com 3 serviços: Intercidade (IC), Inter-regional (IR) e o Regional (R), este fazendo muitas paradas. Os dois primeiros são mais rápidos e a passagem custando quase o dobro do último. Todas as estações disponibilizam os horários dos trens em um grande painel, além de timetable, um livrinho com os trens regionais. De qualquer estação de Portugal pode-se fazer reservas para outros itinerários. Se quiser seu próprio timetable local, compre nas bancas o Guia Horário Oficial.
Ônibus: a principal companhia de ônibus é a Rodoviária. Existem basicamente dois serviços: expressos, que são os mais confortáveis e diretos, operando principalmente nas maiores cidades, e carreiras, com muitas paradas e horários não muito frequentes.
Acomodação
A maioria dos centros de informações turísticas locais mantém listas dos principais hotéis. Ficar em cidades como Porto e Lisboa, onde a competitividade turística é maior, pode ser mais barato. As Pousadas da Juventude (HI) são realmente a melhor opção, com uma excelente infraestrutura, equipadas com cozinhas e sala de TV.
A maioria sem curfew e com café da manhã (bom, inclusive), além de roupas de cama. Preços variam, aumentando no verão. A carteirinha é sempre solicitada e o pagamento é normalmente efetuado na hora do check-in. No verão é recomendável fazer reservas, ou chegar cedo pela manhã. Em cidades menores, outra alternativa econômica são os quartos privados.
Para hotéis, há uma tabela oficial que os classifica por estrelas (de 1 a 5), mas com valores nem sempre respeitados. Diárias variam e o café da manhã não costuma estar incluído. Pechinchando, você pode conseguir baixar o preço, que em baixa estação são ainda mais negociáveis.
Comes & Bebes
Come-se muito bem - e barato - em Portugal. Muitos restaurantes oferecem menus turísticos e pratos do dia. Atenção ao preço do couvert em alguns locais: pão, manteiga, queijo e azeitonas podem ser cobrados por unidade. Peça pela porção inteira ou meia porção. Em Portugal, típico não é só o que você come, mas onde você come: restaurantes, cervejarias, marisquerias e pastelarias.
Os aperitivos mais comuns são sanduíches, bolinhos e pastéis de bacalhau, sopas e prego em pão, que é carne com ovo. Os pratos tradicionais envolvem peixe, em geral sardinha, bacalhau e atum. A maioria dos restaurantes serve vinho da casa, mas o mais conhecido é, sem dúvida, o vinho do Porto. Experimente também a aguardente, uma pinga portuguesa. Doces costumam ser à base de ovos e queijo. Populares são as queijadinhas e o delicioso pastel de nata.