Roterdã
Roterdã ocupa uma posição estratégica onde o Reno deságua no mar do Norte. De seu porto partem barcaças que levam mercadorias para o continente e navios que transportam produtos europeus para o mundo.
Depois da destruição da Segunda Guerra Mundial, o Oudehaven, antigo porto, foi reconstruído numa arquitetura ousada. A Gemeente Bibliotheek (Biblioteca Pública), em forma piramidal, lembra a arquitetura do Centro Georges Pompidou, em Paris, enquanto as Kijk-Kubus (Casas-Cubos), construídas por Piet Blom em 1982, são exuberantes apartamentos erguidos sobre pilastras de concreto.
O excelente Museum Boijmans-van Beuningen expõe desde pinturas medievais de Jan van Eyck a obras modernas que utilizam tecnologia a laser. Entre as obras mais famosas está uma série de quadros de Peter Brueghel e Rembrandt.
Outros museus dignos de nota são o Historisch Museum Rotterdam, principal museu histórico da cidade, o Wereldmuseum Rotterdam, com sua soberba coleção etnológica, e o Maritiem Museum Rotterdam, cujo destaque é um encouraçado de 1868, o De Buffel.
Para uma espetacular vista da cidade, tome o elevador do Euromast. Construído em 1960, é o prédio mais alto do país, com 185m de altura, e com um restaurante e uma área de exposições.
Fonte: pc.blogspot.com/2009/02
Euromast
Fonte: www.youropi.com
Kijk-Kubus
Fonte: www.fotothing.com