Espanha (continuação)
Informações úteis
Visto
Brasileiros não precisam de visto para permanência por até 3 meses.
Serviços Consulares
Embaixada
Calle Fernando el Santo 6 - Madrid
Fone: 91 700 46 50
Fax: 91 700 46 60
www.brasil.es
Consulado-Geral
Av. Diagonal, 468, 2o - Barcelona
Fone: 93 488-2288
[email protected]
www.brasilbcn.org
Informações Turísticas
As Oficinas de Turismo oferecem mapas e frequentemente algum guia gratuito com informações gerais da cidade ou região. Estão localizados no centro da cidade, estações de trem ou aeroporto. Diferente de outros países europeus, os CIs da Espanha não estão autorizados a fazer reservas em hotéis, cabendo este serviço a agências especiais.
Segurança
Cuidados mínimos evitam possíveis inconvenientes. Há muitos relatos de furtos e batedores de carteira nas grandes cidades, especialmente em Madri, Barcelona e Sevilha. Cuidado com sua carteira e pertences. Atenção para os seus pertences nos albergues. Os homens costumam ser galantes (piropos) com as mulheres nas ruas, mas sem maiores intenções.
Telefone de emergência: 091 para polícia em todo país; ambulância varia conforme o local.
Saúde
Somente a Policía Nacional possui um mesmo número de telefone de emergência em todo o país. As listas telefônicas locais colocam os números de emergência na seção Servicios de Urgencia. Para emergências médicas, entre em contato com a Cruz Roja (Cruz Vermelha) ou vá ao pronto-socorro de um hospital (Urgencias).
Os farmacêuticos espanhóis podem aconselhar e, em alguns casos, receitar remédios sem necessidade de consulta médica. Quando não for uma emergência, o melhor é ir primeiro ao farmacéutico. O símbolo da farmácia é uma cruz iluminada verde e vermelha. As que ficam abertas durante a noite estão listadas nas vitrines de todas as outras farmácias da cidade.
Clima
Temperado; no interior o verão é quente e o inverno é frio, com dias nublados. Na costa, o verão é um pouco nebuloso e mais agradável, e o inverno ameno. Em julho e agosto as temperaturas podem chegar a 450C em partes da Andaluzia. No interior, o inverno pode ser rigoroso, com chuva ou neve no norte e em Madri.
Língua
A língua oficial é o espanhol, mas em algumas regiões predominam os idiomas locais, como o catalão (em Barcelona), galego (noroeste do país) e basco (em Bilbao). Você pode ter problemas com o inglês, pois não são muitos que o falam na Espanha. De qualquer forma, para nós, brasileiros, até para entrar no clima, o ideal é tentar a comunicação na língua deles, ou muito provavelmente no velho portuñol, aquele espanhol canastrão em que a maioria das palavras é em português com um esforçado sotaque español, no melhor estilo "duela a quien duela". Você sabe, o idioma é parecido e vale a pena fazer uma forcinha para voltar de viagem com, quem sabe, uma língua a mais.
Dicionário
Eis um idioma em que dá pra você sair arranhando legal. Não se intimide em pedir aos espanhóis para corrigir a sua pronúncia.
Falo mal, mas sou educado Sobrevivência Contando... |
Coisas e Lugares A Semana |
Dinheiro
Moeda: o euro substituiu a peseta espanhola, quando 1 euro = 166,386 pesetas.
Câmbio: bancos e casas de câmbio podem apresentar cotações e comissões variáveis. Vale fazer uma rápida pesquisa.
Bancos: os bancos abrem usualmente das 8h às 14h, de segunda a sexta. Alguns, especialmente nas grandes cidades, abrem até 13h aos sábados, exceto em agosto. Há agências do Banco do Brasil em Barcelona e Madri, que funcionam apenas nos dias úteis. O cartão de crédito de maior aceitação no país é o Visa.