Você está em Europa

Dinamarca

Com uma história escrita por navegadores vikings, a Dinamarca é um país que costuma estar à frente de seu tempo. Um dos pioneiros na legalização do aborto e do casamento entre homossexuais, abriga em sua capital uma das raras comunidades hippies na ativa, em paz com a polícia e o governo.

O país é constituído por uma grande península, Jutland; e duas ilhas, Funen e Zealand, ao leste, onde fica a capital Copenhague, além de outras quase 500 ilhas, fazendo ponte entre o continente europeu e os países nórdicos. Paisagem de baixo relevo, muito do que você vê é desabitado. Toda a população da Dinamarca é menos da metade da cidade de São Paulo.

Se dependesse da beleza, certamente o país não estaria tão concentrado em Copenhague: campos férteis, lagos, moinhos e castelos tornam o cenário encantador. O nível de vida é elevado e, com ele, também os preços.

Acomodação Língua
Clima Saúde
Comes & Bebes Segurança
Compras Serviços Consulares
Comunicação Viagem
Dicionário Visto
Dinheiro

Exibir mapa ampliado

Cidades

AalborgHelsingør
ÅrtusLegoland
CopenhagueOdense
Frederiksborg SlotRoskilde

Quando viajar

Na Dinamarca o clima é menos cheio de contrastes do que nos demais países escandinavos, mas a proximidade do mar pode provocar mudanças repentinas no tempo. Os meses de verão costumam ser ensolarados: em julho a temperatura pode chegar a 26ºC. O inverno é frio e chuvoso, mas não muito rigoroso. Pode nevar de dezembro a fevereiro.

Organize sua viagem

Copenhague é a maior e mais importante cidade do país, parada obrigatória caso o seu tempo peça uma única cidade dinamarquesa. Para quem tem mais dias, o interior guarda alguns tesouros: campos limpos a perder de vista, lagoas e centenas de cataventos aproveitando o que a natureza deu em abundância. Viaje por suas boas rodovias ou trilhos de curta distância e observe o orgulho nacional nas casas com telhado de palha e bandeira hasteada na frente. Descubra as igrejas com uma embarcação pendurada em sua entrada, herança do passado quando pediam proteção antes de se lançarem ao mar. Não precisa ter pressa para conhecer o país. Em poucas horas se chega a Skagen, o ponto mais setentrional da Dinamarca. As crianças eternas podem se divertir na cidade de Billund e sua principal atração, a Legolândia, construída com mais de 40 milhões de peças "lego", além da Titania's Palace, a casa de bonecas mais cara do mundo. Outras pérolas dinamarquesas são Blåvand, com seus cavalos de ferro à beira mar no que eram abrigos anti-bomba da Segunda Guerra; Esbjerg, a metrópole portuária, Ringkøbing Fjord e seu belíssimo lago; e Ribe, a mais velha cidade do país.

Uma visita prolongada na Dinamarca pode se estender por Roskilde, com o famoso museu viking e a catedral onde são enterrados os monarcas; a mesma cidade abriga e dá nome a um dos maiores festivais de rock da Europa, no último fim de semana de junho. Ao norte do país, o castelo de Frederiksborg, imponente com seus jardins, é cenário dos casamentos reais. Do contrário, Copenhague centraliza todas as atenções. Se visitar a famosa sereia, não espere muito pra não virar roubada - e leve sua lupa. Curta mais a paisagem urbana da capital. Sua beleza tipicamente europeia tem um interessante contraste que pode chocar até os mais liberais: a ultra-alternativa Christiania.

Como referenciar: "Dinamarca" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2024. Consultado em 22/12/2024 às 04:03. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/dinamarca/index.php