Vale do Reno
Os cruzeiros percorrem quase todo o Reno, mas o trecho mais belo e mais visitado é o da garganta do Reno, entre Mainz e Bonn.
O desfiladeiro começa em Bingen, local onde o rio Nahe junta-se ao Reno em seu trajeto de 1.320km, da Suíça até o mar do Norte. Entre as atrações do trajeto está Bacharach, graciosa cidade situada na margem esquerda, e o notável castelo de Pfalzgrafenstein, erguido em uma ilha e que até o século 19 cobrava pedágio dos navios.
Após a cidade de Kaub, na margem direita, vê-se o rochedo de Lorelei, lendária sereia que atraía os navegantes para a morte com seu canto e beleza. Uma estátua moderna indica o local. Do outro lado do rio fica a cidade de St Goar e as ruínas de Burg Rheinfels, destruído por forças francesas em 1797. Burg Katz oferece uma das visitas mais famosas do vale.
Em Boppard, não perca a Igreja de São Severo, do século 13, e as lindas vistas para o rio. Logo ao sul de Koblenz fica o Schloss Stolzenfels, erguido no início do século 19 para o rei Frederico Guilherme IV. Não há pontes neste trecho, mas quem explora o local de carro pode usar os ferryboats. No entanto, o melhor modo de apreciar as belezas do rio Reno é percorrê-lo de barco.
Schloss Stolzenfels
Fonte: www.koblenz-touristik.de
Pfalzgrafenstein
Fonte: www.welterbe-atlas.de