Frankfurt
Frankfurt é um dos principais centros culturais e econômicos da Europa. Sedes de importantes bancos e editoras funcionam aqui, e a Feira Internacional do Livro promovida na cidade é a maior do mundo.
Desde 1878, o Stadelsches Kunstinstitut ocupa uma construção em estilo neo-renascentista situada em Schaumainkai, a graciosa “região dos museus”. No térreo pode-se apreciar magnífico acervo de gravuras e desenhos holandeses e alemães. O primeiro andar abriga obras de arte dos séculos 19 e 20, e o segundo exibe peças de antigos mestres, como Botticelli, Van Eyck, Vermeer e Rembrandt.
Outro museu interessante do mesmo complexo é o Deutsches Architekturmuseum, que aborda sobretudo a evolução arquitetônica no século 20.
Perto daqui funciona o Deutsches Filmmmuseum, com documentos e objetos relacionados à produção e desenvolvimento da arte cinematográfica. O museu tem cinema próprio, que exibe títulos antigos.
O grande romancista e poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 1749, na Goethehaus. O local, destruído na Segunda Guerra Mundial, passou por ampla recuperação e o interior exibe estilo típico do século 18. Pode-se ver a escrivaninha na qual o autor produziu as primeiras obras, como O Sofrimento do Jovem Werther (1774).
Situado no centro da cidade velha, Romer reúne casas dos séculos 15 a 18, entre elas a Altes Rathaus (antiga prefeitura), reerguida após a Segunda Guerra Mundial. As construções com madeirame à vista situadas em frente à prefeitura são chamadas Ostzeile.
Nas margens do rio Main fica a St Leonhardkirche, belo exemplo de arquitetura gótica e romântica. Construída em etapas nos séculos 13 e 15, a igreja abriga tesouros como a réplica da Última Ceia, de Leonardo da Vinci, feita por Hans Holbein, o Velho, em 1501.
O Historisches Museum tem interesse acervo de peças relacionadas à história de Frankfurt, como uma bela maquete da cidade medieval, achados pré-históricos e fragmentos decorativos de construções derrubadas durante a Segunda Guerra Mundial.
A Alte Nikolaikirche, ou Igreja de São Nicolau, com nave dupla, atrai visitantes que apreciam as estátuas do santo e o carrilhão composto de 40 sinos, que toca canções alemãs duas vezes ao dia.
A Kaiserdom, catedral imperial, foi erguida entre os séculos 13 e 15. Nela estão várias obras-primas do período gótico, como o Maria-Schlaf-Altar, do século 15.
O acervo do Museum für Moderne Kunst (Museu de Arte Moderna) conta com peças das principais escolas artísticas posteriores aos anos de 1960, com obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
A Liebieghaus, um museu dedicado às esculturas, reúne peças produzidas na Antiguidade até os períodos rococó e maneirista. Exibe belos exemplos da antiga arte egípcia e do Extremo Oriente, além de magníficos trabalhos da Idade Média e do renascimento.
Arredores: Hanau, a 30km a leste de Frankfurt, é a cidade dos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm. No museu histórico da cidade há uma mostra dedicada à vida e obra dos escritores.
Stadelsches Kunstinstitut
Fonte: www.e-architect.co.uk/
Altes Rathaus
Fonte: www.cityreview.de
Kaiserdom
Fonte: www.commons.wikimedia.org