Argentina (continuação)
Viagem
Linhas aéreas: o deslocamento aéreo não é difícil na Argentina, existem muitas companhias aéreas que prestam o serviço no país. As empresas nacionais mais conhecidas são a Aerolineas Argentinas, a LAN argentina, a Austral Líneas aéreas e Andes Líneas aéreas. Muitas linhas internacionais circulam pelo país e oferecem o serviço de voos de cabotagem (voos internacionais que possibilitam o deslocamento entre trechos dentro do país). Essa é mais uma opção para quem quer viajar de avião. As companhias aéreas que fazem o percurso Brasil-Argentina são: TAM, GOL, WebJet, Pluna, Aerolineas Argentinas e LAN argentina.
Trens: o sistema ferroviário argentino é bem eficiente. Os trens são antigos, mas em geral, em bom estado. Viajar de trem é uma opção de deslocamento mais barata, se comparada ao ônibus ou avião. Existe o serviço de trens urbanos, que cobre a Capital Federal e a Grande Buenos Aires, os trens da costa, que fazem o trecho Mar Del Plata – Pinamar e os trens de longa distância que saem de Buenos Aires com destino a várias cidades de diferentes regiões do país. Há ainda os trens que não passam pela capital. As principais empresas ferroviárias são: NOA Ferrocarriles S.A., Ferro Expreso Pampeano, Ferrocarril Urquiza, Trenes de Buenos Aires, Ferrovias, Metrovias, Metropolitano, UGOFE, Ferrobaires, TEA, Ferrocentral, Tren Patagónico.
Táxis: os táxis são uma opção muito barata na Argentina, tanto na capital, como nas cidades do interior. Existem também os "remises", que são táxis na cor verde e que têm uma tarifa um pouco mais cara.
Acomodação
O país oferece hospedagem para todos os tipos de gostos e bolsos. Há hotéis luxuosos e de pequeno porte. A Argentina tem uma cultura mochileira muito forte e, por isso, possui muitos hostels (albergues), que são uma opção mais barata para os viajantes. O aluguel de pousadas e cabanas é muito comum na região serrana e há muitos campings por todo o país. Os meses de junho e julho são os mais procurados por turistas brasileiros; portanto, é aconselhável fazer reserva antecipadamente para garantir a sua estadia. Mesmo em hostels, é melhor ligar e reservar. A maioria oferece desconto para reservas feitas com antecedência e para quem possui a Carteira Internacional de Alberguista.
Comes & Bebes
A culinária argentina é uma das mais ricas do mundo. A base da alimentação é composta por carnes e massas em geral (pastas). Seus sabores são um verdadeiro presente para quem gosta de se entregar aos prazeres gastronômicos. Você não pode sair da Argentina sem provar o tradicional "asado" portenho, os deliciosos alfajores, as empanadas e o doce de leite. Outros pratos típicos do país são: o cordeiro patagônico, as facturas – doces de padaria, as famosas milanesas – sempre acompanhadas com alguma guarnição (papas fritas, purê de batata ou salada). O "choripán" é encontrado na maioria das esquinas e parques das cidades. Há ainda os tradicionais criollitos – para se tomar com mate, as colaciones – bolachas recheadas de doce de leite e cobertas de açúcar e os saborosos sorvetes argentinos, um dos alimentos mais consumidos no país. Os peixes e mariscos dos balneários da costa atlântica e o tradicional puchero argentino são mais algumas das iguarias da gastronomia do país, assim como o locro criollo e a humita.
Horários:
Os restaurantes servem, geralmente, o almoço a partir das 12h30 e o jantar a partir das 20h30. Mas muitos lugares permanecem abertos todo o dia e oferecem comida a qualquer momento, como os fast foods.
Os cafés e confeitarias estão sempre abertos e normalmente fecham entre as 2h e 6h da manhã.