México (continuação)
Compras
Além de shoppings e lojas de grife nas ruas, o turista que quer levar uma lembrancinha mais típica se diverte em meio a tantas lojas e mercados de artesanato. As regiões de Polanco e Zona Rosa são excelentes pontos para quem busca marcas boas e famosas. Se você andar pela avenida Presidente Masaryk, vai encontrar butiques de designers famosíssimos, muito glamour e requinte.
Quanto ao artesanato mexicano, de todas as regiões do país, está muito bem representado na Cidade do México em duas exposições/venda permanente localizadas no centro da cidade: Exposición Nacional de Arte Popular, na Calle Juárez, 89, e Museo Nacional de Artes e Industrias Populares, Calle Juárez, 44. O Centro Artesanal La Ciudadela, no cruzamento da Calle Balderas com a Calle Atenas, é um alternativa com equiparável qualidade e a preços mais interessantes.
Antiguidades, livros antigos e toda a sorte de objectos típicos de uma feira da ladra podem ser encontrados ao sábado no Mercado da Lagunilha (entre as ruas Allende e Chile, 1 km a norte da Calle Cinco de Mayo e do Zócalo). Na Av. Madero, 26, o Bazar de Fotografia Casasola tem uma vasta e fantástica colecção de negativos com imagens dos tempos da Revolução.
Uma importante característica do México é a pechincha. Em qualquer lugar e qualquer coisa que você for comprar lembre-se que você pode pechinchar. Consegue-se grandes descontos com uma conversa e uma boa negociação.
Comunicação
Telefone: O código internacional para ligar para o México é 52, o código de longa distância nacional é 01, para os Estados Unidos e o Canadá é 001 e para chamadas internacionais é 00. No México, existem telefones públicos em todo o país, que trabalham com moedas ou cartões pré-pagos de $30 ou $50 pesos.
Internet: o México conta com inúmeros estabelecimentos como cafés e lugares públicos que oferecem conexão à Internet.
Números de Emergência: Os telefones de emergência são: 060 para a polícia; 080 para emergências, bombeiros e ambulâncias; 078 para o reboque.