República Dominicana (continuação)
Diversão
Na costa sul, ficam as praias de Boca Chica, Juan Dolio e La Romana; na costa leste se localizam as praias Bávaro e Punta Cana; na costa norte, a praia Samaná; na costa noroeste, Puerto Plata; e na costa sudoeste, a praia Baraona. E para chegar nelas, basta cruzar o país pelas estradas que cortam a ilha. No centro da ilha está localizado o Pico Duarte, com mais de 3175 metros, e que é o mais alto das Antilhas.
Natureza
Se você é dos que gostam das atividades ecoturísticas, o país conta com vários Parques Nacionais para praticar o turismo ecológico. Aconselhamos visitar o Parque Nacional J. Armando Bermúdez e José del Carmem Ramírez, onde se encontra o Pico Duarte; o Parque Nacional Ilha Cabrito, no centro do Lago Enriquillo e onde encontra-se a colônia de crocodilos americanos mais importante da América; o Parque Nacional do Leste (próximo à Província de La Romana), com preciosas praias e interessantes grotas; o Parque Nacional dos Haitises, um dos cantos mais formosos da ilha com uma interessante flora e fauna (a este parque chega-se por via aquática); o Parque Nacional Jaragua, com a preciosa Praia da Baía das Águias, além de incluir o lugar onde vão desovar as tartarugas; a Reserva Científica do Vale Novo, onde encontra-se uma vegetação alpina e com temperaturas abaixo de zero graus centígrados; o Parque Submarino da Caleta, o paraíso para quem gosta da observação da fauna marinha.
Atividades no Mar
Se você é dos que gostam da água, aproveite as atividades náuticas. O país conta com excelentes praias para nadar, muito próximas às principais cidades e centros de férias. Pode-se praticar o windsurf, especialmente na Praia de Cabarete, uma das dez melhores do mundo para praticar este esporte. A vela, o esquí aquático ou o paraquedismo aquático podem-se praticar em numerosos lugares. Para os amantes do surf, o aconselhável é ir à costa sul, concretamente à Praia Pato ou à Praia de Nizao.
Esportes e aventura
Para os que gostam de aventura, as melhores opções são rafting, canoagem e montanhismo. Mergulhadores também apreciam as águas dominicanas, onde encontram-se antigos galeões naufragados e uma barreira de coral.
Se prefere atividades mais sossegadas, a República Dominicana conta com excelentes campos de golfe, como o do Santo Domingo Country Club, La Romana Country Club, Praia Grande Golf Club em Porto Plata ou o campo de Las Aromas Golf Club em Santiago dos Cavaleiros. Existem também numerosas canchas de tênis.
Outra opção é assistir a eventos esportivos, como um jogo de baseball, o esporte rei do país. A temporada vai dos meses de outubro a janeiro.
Noite
Se você gosta de sair à noite, encontrará uma boa variedade de discotecas para escolher aquela que melhor se ajusta à sua preferência, especialmente nos principais centros turísticos. Em Santo Domingo, distinguem-se a Guácara Taína, a estrela da noite situada em grotas naturais, onde você poderá escutar e bailar merengue, rock e pop; O Club 60, muito popular entre os adolescentes, e o Tops (Hotel Praça Naco) que tem uma magnífica vista.
As salas de festas mais conhecidas são o Salóm A Festa (Hotel Jaragua), a maior e a mais concorrida, o Embassy Club (Hotel embaixador), o Maunaloa (Centro dos Héroes) e A Azotea (Hotel Dominicam Festa). Em Porto Prata, para quem desejar um ambiente dominicano com muito merengue, recomenda-se as discotecas Tropimar e a Barrica, situadas no bairro da Javillaou bem, as discotecas As Brisas, Os Cocos (Hotel Montemar), Bogart´s (Porto Plata Beach Resort) ou o Piano-Bar A Sirena (Porto Plata Latim Quarter), com um ambiente mais tranquilo e mais sosegado.
Em Praia Dorada, todas as discotecas encontram-se nos hotéis da zona. A discoteca Casa do Sol é a maior e a mais famosa de Sosúa, embora também são interessantes a United Fruit Company, A Rocaou a discoteca Casa Marina, situada no hotel do mesmo nome. Os três centros noturnos mais conhecidos de La rumana são os da rua Duarte: Abraxas, Bella Greem e a discoteca Pikis.