Você está em Europa > Alemanha

Lübeck

Cidade mais importante da bacia do mar Báltico no final da Idade Média, Lübeck é conhecida pela magnífica arquitetura medieval e passado glorioso.

Na Idade Média foi capital da Liga Hanseática, associação de cidades comercias independentes no norte da Europa. Cortada por canais que passam entre seus edifícios vermelhos, a Altstadt (Cidade Velha) tem raízes profundas na rica história medieval de Lübeck, que dominava as altamentes lucrativas rotas comerciais ao longo do Báltico – bens preciosos saíam dali com destino a toda a Europa.

Cercada por muralhas de fortalezas, portões e um fosso, a Altstadt é tão importante em termos arquitetônicos e históricos que Lübeck foi a primeira cidade do norte da Europa a ter seu centro histórico inteiramente incluídos pela UNESCO entre os Patrimônios da Humanidade.

É difícil para os visitantes de hoje acreditar que um quarto do centro foi destruído por bombardeios durante a Segunda Guerra, tal a competência e o amoroso cuidado com quem foi reconstruído. O que foi deixado intocado serve como memorial. É o caso dos sinos da Igreja gótica de Santa Maria (Marienkirche), que permanecem aos pedaços no mesmo lugar onde caíram após um ataque aéreo. A Marienkirche, do século 13, abriga a maior nave com abóbodas do mundo.

Marienkirche

Fonte: www.buxtehude2007.de

A Dom (catedral) gótica começou a ser erguida em 1173. Perto dela, o St-Annen-Museum reúne peças históricas que datam dos séculos 13 ao 18. Outra atração célebre de Lübeck é o Holstentor (1466-78), portão situado no oeste da cidade.

A Buddenbrook-Haus é um museu dedicado aos grandes escritores Thomas e Heinrich Mann, cuja família viveu aqui entre 1841-91.

A Itália provavelmente se ressente da crença corrente em Lübeck de que foi essa cidade que inventou o marzipã séculos atrás (o máximo admitido ali é que o doce foi preparado com amêndoas importadas da Itália). Experimente essa delícia regional no internacionalmente conhecido Café Niederegger, cujo marzipã, dizem, é o melhor do mundo. Apesar de toda a beleza e de toda a história de Lübeck, a lembrança mais vivida que ela poderá deixar para qualquer visitante será a de uma tarde passada no café saboreando a célebre Nusstorte, uma torta recheada de creme que traz à memória as amêndoas italianas.

Holstentor

Fonte: www.dogtravel.at

Como referenciar: "Lübeck - Alemanha" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2024. Consultado em 20/04/2024 às 03:07. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/alemanha/Lubeck/