Informações Úteis
 | Visto |
Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias. A cédula de identidade já basta para entrar no país, sendo que o documento deve estar em ótimo estado de conservação.
 | Serviços Consulares |
Embaixada do Brasil no Chile
Calle Alonso Ovalle, 1665 - Santiago
Telefone (00xx562) 698-2347
Fax (00xx562) 671-5961
Consulado do Brasil em Santiago
"Edificio Banco Exterior" Calle Enrique Mac-Iver, 225 - 15º Piso
Santiago – Centro
Tel. :(562) 441-9187
 | Segurança |
O Chile está entre os países com menor índice de criminalidade no mundo. A capital Santiago é uma das cidades mais seguras do hemisfério sul e os carabineros (policiais do chile) mantêm as ruas da cidade policiadas, seguras e tranquilas, mesmo à noite.
Tentar subornar os carabineiros é ofensivo, pois eles são bastante confiáveis e honestos. Em caso de emergências, deve ligar a carabineros ao telefone 133. Para bombeiros o número é 132 e para a ambulância ligue 131. O número de informações gerais é 103.
Apesar de toda segurança, é bom ficar atento em algumas zonas periféricas das cidades, evitando os passeios noturnos em lugares solitários. Quanto à homossexualidade, apesar da descriminalização, ainda é um tema tabu no país, pois os chilenos são bastante conservadores.
Outra dica importante é não andar pelas ruas do Chile consumindo bebidas alcoólicas, pois você pode ser detido. Beba em locais apropriados como bares e pubs.
 | Saúde |
Atualmente, não se exigem vacinas nem exames médicos para entrar no Chile. No país não ocorrem doenças como a malária, febre amarela ou cólera.
O Chile se destaca pela qualidade do seu sistema de saúde e pelas clínicas modernas. O sistema de saúde pública que o país oferece está entre os melhores da América Latina. Existem serviços de urgência que também atendem a estrangeiros. Mesmo assim, é recomendável viajar com um seguro de saúde adicional e verificar atentamente sua cobertura. Os serviços médicos privados no Chile são de um valor mais elevado do que os que a rede pública de saúde oferece.
Quanto à alimentação, recomenda-se não comer produtos do mar crus e frutas sem lavar, além de estar atentos à comida comercializada na rua. A água no país é de boa qualidade, porém recomenda-se aos mais sensíveis a mudanças tomar água engarrafada, principalmente em áreas mais afastadas de cidades.
 | Clima |
Na capital Santiago as temperaturas têm uma média de 20ºC no verão, com máximas de até 36º C. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes. No inverno as temperaturas podem chegar a -2ºC, ainda que a média diurna seja de 10º C. Ao planejar qualquer viagem, deve-se considerar que a diferença de temperatura entre o dia e a noite pode variar em mais de 20 graus.
No Norte, o clima é de caráter árido ou desértico com escassas precipitações. Todo o ano as temperaturas se mantêm perto dos 20ºC.
No centro e numa parte do sul do país o clima é mediterrâneo. As quatro estações estão muito bem definidas, com um verão seco e morno e um inverno chuvoso e frio.
Mais ao sul, as chuvas aumentam e o clima torna-se marítimo chuvoso, registrando fortes precipitações tanto no verão como no inverno.
Na Patagônia, o clima é de estepe fria, caracterizado por uma grande amplitude térmica, fortes ventos, baixas temperaturas e muita neve no inverno.
 | Língua |
A língua oficial é o espanhol. O espanhol do Chile também é denominado castelhano, pela influência dos primeiros europeus que vieram de Castilha.
 | Dinheiro |
Moeda: a moeda oficial é o peso chileno. Circulam moedas de $1, 5, 10, 50 e 100 e notas de
$500, 1000, 2000, 5000, 10000 e 20000 pesos. Todos os cartões de crédito, tais
como Visa, Master Card, Diners e American Express são aceitos, com exceção de alguns locais mais distante das cidades. Traveller-cheques e dólar
são aceitos em todos os lugares. O câmbio pode ser efetuado nos bancos,
aeroportos, casas de câmbio, shoppings e hotéis.
Os bancos abrem de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 14:00.
